Tecnologia para compostagem caseira em 24 h – 17/08/2017

O avanço da tecnologia, em junção com a consciência ecológica, vem gerando a criação de soluções para desafios da atualidade.

Um deles é a conhecida questão da produção de resíduos. E muitos já vêm percebendo que reduzir o consumo e separar os resíduos gerados são os primeiros passos, essenciais e importantíssimos.

Uma grande solução é a de que nossos resíduos podem virar um precioso adubo para hortas, jardins e outros plantios. Essa compostagem pode ser feita de forma natural, através de composteiras ou minhocários, que podem ficar até dentro de casa.

Com o avanço da tecnologia, em diversos lugares, nos 4 cantos do planeta, máquinas de compostagem caseira estão sendo criadas e algumas já estão disponíveis para comercialização no Brasil, vindas da Ásia ou dos Estados Unidos.

Achei essa tecnologia interessante principalmente para restaurantes, onde pode-se gerar adubo para hortas e jardins, promoções junto aos clientes ou até para comercialização.

O tempo normal para uma compostagem é de 4 meses, podendo ser reduzido pela metade com o uso de minhocas. Com essas tecnologias, esse tempo pode ser reduzido para 24 horas, graças ao uso de microorganismos eficientes, regulação da umidade, temperatura e aeração de forma automática.

Trago alguns exemplos destas máquinas:

NatureMill – composteira automática em casa.
Preço: U$ 300.
Capacidade: 55 kg por dia.
Consumo de energia: 5kWh/mês.
Adiciona ar, ambiente quentinho, pequenos aditivos (cal e serragem) e filtro para eliminar odores.

Ecomposer. Composteira caseira com capacidade de transformação de 5kg de lixo orgânico por dia.

GG-10s – Composteira comercializada pela Biofilia com capacidade mensal de 10 ton.

 

FONTES:

composteira para todos

https://www.naturemill.net

De lixo a composto em 24h: conheça a tecnologia de compostagem acelerada

 

Mariana Maciel

Você também pode gostar

Deixe seu comentário